Câmara frigorifica quebrou? Saiba o que verificar antes de chamar a assistência técnica

Pretende esta excelente orientação técnica esclarecer os itens a serem verificados na câmara frigorifica antes de chamar a assistência técnica especializada em São Paulo, inclusive divulgar algumas dicas para mante-la sempre em perfeito funcionamento.

A câmara frigorifica, segundo afirma a melhor assistência técnica especializada, tal qual qualquer outro equipamento eletromecânico, esta sujeita a panes imprevistas. Um bom planejamento de manutenção preventiva reduz sensivelmente os defeitos que originam as tais paradas de funcionamento.

publicidade

Itens a verificar antes de solicitar a assistência técnica para a câmara frigorifica

Muitas vezes sequer é necessária a intervenção da assistência técnica especializada, pois a câmara frigorifica dispõe de diversos componentes sujeitos a se desregularem espontaneamente, inclusive as variações climáticas do ambiente externo podem interferir no seu funcionamento normal, sendo que uma intervenção de pequena monta pode resolver o problema.

O check list a seguir descreve algumas providencias singelas e que podem ser efetuada por um leigo no assunto. Tenha em mente que cumprir a risca as verificações sugeridas podem lhe poupar um bom dinheiro, que portanto seria dispendido com a assistência técnica, alem do que o funcionamento normal, por exemplo do resfriador de hortifrútis, pode ser restabelecido de imediato, senão vejamos:

  1. Verifique o painel de controle
    • Chaves estão na posição ligado,
    • Fusíveis estão preservados,
    • Reles térmicos estão armados;
  2. Verifique a unidade evaporadora da câmara frigorifica
    • Caso exista acumulo de gelo na parte anterior, as possíveis causas são: controlador desregulado e/ou resistência inoperante e a chave contatora eventualmente estar defeituosa,
    • Chiado alto na válvula de expansão é causado pela falta de fluido refrigerante,
    • Se constata mancha de óleo na tubulação e/ou componentes a possível causa é a falta de fluido refrigerante,
    • Se os ventiladores estão em pleno funcionamento;
  3. Verifique a unidade condensadora
    • Se ela esta parada a possível causa é fusível queimado e/ou rele térmico desarmado ou a inexistência de fluido refrigerante,
    • Se ela liga e desliga em instantes, possível causa: falta de gás,
    • Quando acontece a formação de gelo ou suor no compressor a possível causa é a unidade evaporadora com acumulo anormal de gelo.
Assistência técnica para câmara frigorifica
Assistência técnica para câmara frigorifica

Saiba que existem alguns modelos de arcas frigorificas pré-concebidas que são menos propensos aos serviços de reparação e portanto o seu conceito fabril esta embasado em padrões pre-estabelecidos, desta forma se mitiga as possíveis falhas na fabricação e/ou instalação.

1 Comentário

Deixe um comentário