Câmara frigorífica para armazenar carnes:  A temperatura influi no preço

A princípio, você precisa saber que a câmara frigorifica destinada a estocagem das carnes tem o seu preço definido, entre outros fatores, conforme o tamanho e a temperatura.

Este post é dedicado a esclarecer o motivo pelo qual as câmaras frias diferem de valor por conta da temperatura de funcionamento, inclusive desvenda como ela afeta o prazo de validade da carne bovina ou suína.

Nosso mantenedor vende a câmara frigorifica para armazenar carnes com preço reduzido
Nosso mantenedor vende a câmara frigorifica para armazenar carnes com preço reduzido

Como a temperatura influencia no preço da câmara frigorifica para carnes

O açougue comercializa a carne de dois modos, seja ele resfriado, ou então, congelado. Acresce que, o modo de venda é determinante para a escolha da temperatura da câmara fria onde a carne será estocada.

  • Câmara frigorifica para resfriados: com temperatura de 0ºC, ela é própria para guardar a carne fresca;
  • Câmara frigorifica para congelados: mantem uma temperatura de -18ºC, sendo assim é adequada para estocar as carnes congeladas.

Veja que, para funcionar em temperaturas mais baixas você deve montar a câmara fria com uma especificação técnica mais robusta, seja naquilo que tange a potência do equipamento de refrigeração, ou ainda, na espessura do isolamento térmico. Então, é possível concluir que o preço da câmara frigorifica varia conforme a temperatura de funcionamento, sendo que, o valor das câmaras frias para armazenar congelados é sempre maior.

Congeladas ou Resfriadas? Como isso determina a validade das carnes em geral

Note que, o período de validade da carne, ou seja, o tempo no qual ela se mantem própria consumo, está associado a maneira como ela é armazenada, a saber:

  • Carne fresca: prazo de validade de até 3 dias, desde que seja estocada a uma temperatura de 0ºC;
  • Carne congelada: tem vida útil de até 8 meses, contudo, ela deve ser guardada a -18ºC.
publicidade

A agencia do governo federal responsável pela vigilância sanitária, qual seja, a ANVISA, esclarece que o prazo de validade é o intervalo de tempo no qual a carne permanece segura e adequada para o consumo, desde que o armazenamento se de conforme as seguintes condições:

  • Permanecer seguro: não causar infecções e intoxicações alimentares devido a microrganismos patogênicos ou à produção de toxinas (bacterianas ou fúngicas) durante o armazenamento.
  • Manter suas características: não apresentar perda significativa de nenhum nutriente ou componente, considerando os requisitos de composição, e atender às regras de rotulagem e tolerância definidas na legislação.
  • Manter sua qualidade sensorial: não se deteriorar, o que a torna inapropriada para consumo.

Fique atento aos detalhes ao montar uma câmara frigorifica

Para montar uma câmara frigorifica de carnes considere, não só o preço, mas também a temperatura na qual a mercadoria será armazenada. Desse modo, a câmara fria atendera as normas da ANVISA que versam sobre o prazo de validade da carne e, além disso, suprira plenamente a necessidade do seu açougue.

Além daquilo anteriormente mencionado, parece oportuno citar mais alguns detalhes que são decisivos na escolha da câmara fria ideal para a sua carniçaria, senão vejamos:

  • Método construtivo: edificar a câmara em painéis frigoríficos (modular) ou construir em tijolo e cimento (alvenaria);
  • Porta frigorifica: o tamanho (altura x largura) e tipo (giratória ou corrediça);
  • Equipamento frigorifico: split system (todos os componentes separados) ou plug-in (todos os integrantes no mesmo chassi);
  • Forma de estocagem: peças de carne para desossar ou carne desossada em caixas;
  • Quantidade: quantas caixas ou quartos de boi que você deseja armazenar.

Finalmente, a câmara frigorifica pode, inclusive, ser útil para expor as carnes a venda, tal qual um walkin cooler, para tanto basta instalar algumas portas de vidro. Desta maneira, além implantar o sistema de autosserviço você embelezara a sua casa de carnes.