A Função e os Modelos de Aquisitor de dados para Câmara Frigorífica

Sobretudo, o Aquisitor de dados é um equipamento de medição em que os Modelos usados para a Câmara Frigorífica têm a Função de mensurar a variação de temperatura e umidade. Desta forma, assegurando a integridade do produto e podendo ser utilizado desde o transporte até no armazenamento e exposição.

Neste texto abordaremos sobre sua definição e importância em armazéns frigoríficos que necessitam de um controle de qualidade e sua relevância ao transmitir segurança ao cliente.

O que define um coletor de dados?

Primeiramente, os gravadores de dados são caracterizados como equipamentos com o encargo de registrar atributos elétricos ou físicos que possam ser convertidos em um sinal elétrico ou eletromecânico. Portanto, existe uma variedade de métodos para gravar estes resultados, sendo impresso em papel da forma analógica ou armazenados em arquivos digitais como nos dataloggers.

Aquisitor de dados para câmara frigorifica - datalogger de temperatura
Aquisitor de dados para câmara frigorifica – datalogger de temperatura

A função de um aquisitor de dados para câmara frigorífica e seus modelos

O coletor de dados tem a finalidade de medir e constatar os parâmetros pré-determinados. De fato, o gravador de dados pode ser desenvolvido para medir uma ou mais grandezas, podendo ser corrente, pressão, umidade, tensão e entre outros.

De modo geral, os modelos de aquisitor de dados são cruciais na função do monitoramento da temperatura e umidade no interior da câmara frigorífica. Logo, garantindo a funcionalidade da câmara fria na conservação de alimentos perecíveis, congelados, medicamentos termolábeis, e produtos termossensiveis.

Os tipos de registrador de dados

publicidade

Desde já, mesmo que apresentem as mesmas funcionalidades, os tipos de aquisitores de dados podem ser diferentes entre eles. Assim, alguns sendo mais modernos e práticos e outros realizando a constatação dos dados através de canetas e papeis.

  • Registradores de fita: Método analógico, onde uma ou mais caneta que é acoplada no dispositivo tem seu movimento realizado através de sinais elétricos, riscando um rolo ou tira de papel, desta forma o movimento dita um gráfico, qual mostra as oscilações.
  • Registrador de gráficos circulares: Os dados são coletados através de canetas oscilantes que desenham um gráfico de acordo com os sinais recebidos, mas seu principal destaque é sua forma circular de registras estes gráficos, podendo um volta determinar um período de tempo, sendo horas, dias, ou semanas, de acordo com o tipo da operação.
  • Registradores XY: Disponibilizam a possibilidade de criar gráficos comparativos, assim apresentam uma aplicabilidade para duas entradas de sinais, possibilitando análise de duas grandezas.
  • Data Logger: Dispositivo mais moderno, realiza coleta de dados de forma eletrônica sem necessidade de caneta e papel. Seus dados são transferidos para um computador para uma análise por um software posteriormente ou por uma interface Web em tempo real. Também é possível uma amostragem digital que é muito utilizada em locais como walkin coolers.