Alarme de temperatura – Refrigeração, Climatização e Aquecimento

É fundamental dispor do Alarme de Temperatura quando o controle térmico mediante refrigeração, climatização ou aquecimento se faz necessário; desta maneira este post destina-se a elucidar as questões pertinentes.

Porque um equipamento deve contar com o Alarme de temperatura?

Inicialmente para que tenhamos certeza que a temperatura certa sera mantida, mesmo nas ocasiões em que não estamos por perto para acompanhar. Alem disso, quando se lida com mercadorias perecíveis, existem normas legais que determinam a existência deste dispositivo para monitorar o adequado funcionamento do equipamento.

publicidade

Qual é o melhor método para alarmar quando acontece variação da temperatura?

Acima de tudo espera-se que exista uma sinalização indicando que a temperatura esta fora do desejado, seja por ela estar alta ou baixa, desta forma as providencias cabíveis poderão ser adotadas. Entretanto é imprescindível que este sinal de alerta nos alcance em qualquer situação; por exemplo quando estamos presentes no local, bem como em nossa ausência.

Diante do exposto, é razoável afirmar que o melhor método consiste em um aviso no endereço onde o equipamento se encontra e, não obstante, também uma sinalização remota; desta forma o equipamento sera permanentemente monitorado.

Devo comprar um já pronto ou adquirir um kit para monta-lo?

A resposta é simples, prefira uma Alarme de temperatura pronto para uso, pois o fabricante, tal qual a Tectermica, realizou todos os testes de performance ao projeta-lo, alem disso ele detêm a expertise para asseverar o seu bom desempenho nas mais adversas condições.

Considere que montar um dispositivo caseiro, a partir de instruções genéricas obtidas na internet, a priori não oferece qualquer garantia de exito, ainda por cima põe em risco o bem estar do equipamento monitorado.

Conheça o funcionamento do melhor Alarme de temperatura

Vimos anteriormente algumas premissas funcionais do dispositivo, então o funcionamento do melhor Alarme de temperatura deve consistir no seguinte:

  • um termômetro fiscaliza a temperatura;
  • um sinal sonoro e visual dispara no local quando ela esta em desacordo com o desejado;
  • concomitantemente um discador telefônico aciona um alarme para os telefones previamente cadastrados.

Cabe salientar que para ambientes resfriados, o melhor desempenho do dispositivo é obtido quando se dispõe de um portal, bem como um revestimento adequado a contenção térmica.

Alarme de temperatura
Alarme de temperatura

Saiba quais os equipamentos que devem ser monitorados

O Alarme de temperatura é apropriado ao monitoramento de quaisquer equipamentos destinados ao controle de temperatura, sejam eles de refrigeração, climatização ou ainda aquecimento. Por exemplo os elencados na sequencia, senão vejamos:

  • câmara fria;
  • câmara frigorifica;
  • pequeno compartimento refrigerado;
  • adega climatizada;
  • centro de processamento de dados;
  • boiler;
  • aquecedor industrial;
  • data center;
  • entre inúmeros equipamentos que ensejam o emprego do Alarme de temperatura.

Deixe um comentário