Painel frigorifico: 5 motivos para fazer uso dele

Neste primoroso artigo técnico sobre o Painel Frigorifico vamos elencar somente 5 motivos incontestáveis para embasar o seu uso; todavia existem inúmeras outras motivações para tanto, principalmente quando ele é empregado em projetos de caráter industrial, senão vejamos:

1° motivo: Evita a infiltração do calor no ambiente

A contenção térmica é uma das características inerentes ao Painel frigorifico, ou seja, ele impede que o calor migre de um local para o outro. Dessa forma ele atua como um isolamento térmico.

“Chama-se isolante térmico a um material ou estrutura que dificulta a dissipação de calor, usado na construção e caracterizado por sua alta resistência térmica. Estabelece uma barreira à passagem do calor entre dois meios que naturalmente tenderiam rapidamente a igualarem suas temperaturas. Wikipédia”

O conforto térmico, seja para pessoas e/ou equipamentos, demanda a existência de condicionadores de ar no ambiente; não raro estes aparelhos consomem bastante energia elétrica para manter a temperatura estável e dentro de uma patamar aceitável. Em contrapartida o painel sandwich conserva bem a temperatura do local, desta maneira poupa o funcionamento do climatizador e consequentemente reduz o dispêndio energético.

publicidade

2° motivo: O Painel Frigorifico é uma placa pre-fabricada

Estas informações técnicas esclarecem que o iso-painel é fabricado em uma industria especializada; de tal sorte que a sua produção se da em uma maquina profissional e de processo continuo, na qual as bobinas da chapa de aço são locadas frente a frente e o método fabril tem inicio. Primeiramente elas são tracionadas para o interior da maquina; em seguida as placas de isolante térmico são inseridas entre elas.

Ademais, visando a adesão das partes, um spray de poliuretano é aspergido nas superfícies de contato; então, mediante uma pressão exercida nas laterais da placa, forma-se um conjunto monobloco. Nesse ínterim, como o processo de manufatura é continuo, no outro lado da maquina ocorre a saída do Painel frigorifico pronto para uso.

A Tectermica, uma empresa muito respeitada neste ramo, afirma que produz o termopainel frigorifico para utilização em fachadas, fechamentos laterais, confecção de salas limpas, montagem de câmaras frigoríficas, criação de ambientes refrigerados e obras residenciais.

3° motivo: Ele é extremamente leve e resistente

Por conta dos componentes empregados em seu fabrico o Painel frigorifico apresenta um peso especifico bastante reduzido; logo que é integrado por chapas metálicas e o núcleo composto por materiais porosos ou fibrosos.

As empresas especializadas o oferecem com os seguintes núcleos isolantes, a saber:

  • poliestireno expandido, também conhecido por EPS;
  • poliuretano, chamado simplesmente de PUR ou PU;
  • lã de rocha, as vezes denominada como LDR, suporta temperaturas altíssimas;
  • poliisocianurato, mais conhecido como PIR, é a prova de fogo.

Outra característica inerente ao iso-painel frigorifico é a elevada resistência mecânica, seja contra a compressão, bem como aos impactos; sem duvida o sistema construtivo empregado da origem a uma estrutura monobloco, dai advêm a sua alardeada fortaleza.

Painel frigorifico
Painel frigorifico

4° motivo: É muito fácil higienizar o Painel Frigorifico

O sistema construtivo que utiliza o painel isotérmico, notadamente na edificação de fachadas e paredes, é muito simples de limpar; para tanto é necessário apenas um pano de algodão, água e sabão neutro. Dispensa mão de obra qualificada, inclusive não requer o emprego de maquinas especificas.

Em decorrência de ser constituído por chapas metálicas, portanto bastante durável, a conservação do termopainel também é descomplicada; mormente a oxidação pode vir a ser um inconveniente, entretanto se alguns cuidados profiláticos forem adotados, este detalhe é facilmente contornável.

5° motivo: Útil em construções industriais, comerciais e ate residenciais

Temos que os painéis frigoríficos são compostos por um conjunto de duas chapas de aço perfiladas, ademais elas são intercaladas por uma camada de núcleo rígido de isolamento térmico. O propósito deste formato construtivo é proporcionar uma elevada resistência mecânica, alem do que uma excelente barreira térmica.

Ademais, conforme vimos nesta orientação técnica, o painel isotérmico possui um sistema de encaixe do tipo macho e fêmea que facilita sua montagem; portanto torna sua obra muito mais pratica e rápida.

Finalmente, pelos motivos relatados o Painel frigorifico tem sido uma das escolhas preferidas por arquitetos e engenheiros; em conclusão, ele é o preferido nas construções em que antigamente se utilizava os insumos em alvenaria.

Deixe um comentário