Use a Câmara frigorifica para padaria na conservação da massa madre

Cabe a este excelente tutorial técnico desvendar o emprego da Câmara Frigorifica para Padaria na preservação apropriada da massa madre.

Atualmente uma significativa parcela de consumidores busca por produtos tradicionais, feitos a partir de ingredientes naturais ou mais saudáveis. A priori esta nova tendencia é denominada por clean label, em outras palavras, rotulo limpo; não apenas por sua embalagem conter uma clara descrição dos ingredientes que estão em sua composição, como também não possuir aditivos artificiais em sua formulação.

Quando se trata especificamente de produtos de panificação e confeitaria, a qualidade, o sabor e o frescor são fatores essenciais na decisão de compra. Desta forma o uso de insumos mais saudáveis, tal como o lievito naturale; ademais o emprego de equipamentos modernos, como por exemplo a câmara frigorifica para padaria, certamente ampliam as vendas e fidelizam o cliente.

Afinal o que é massa madre?

Saiba que o pé de massa é uma levedura natural que é obtida a partir da mistura de farinha e água; por certo ela é a responsável pela estrutura e pelo sabor dos pães, nesse sentido ela age como um fermento natural. Os micro-organismos presentes na massa madre usam o amido e os minerais encontrados na farinha para fermentar e aumentar o volume do pão; por outro lado as moléculas orgânicas produzem os sabores.

este texto é uma gentileza do nosso patrocinador
publicidade

A origem da sourdough remonta ao antigo Egito, inegavelmente as receitas e os seus métodos de utilização foram passados de geração em geração através dos anos; sendo assim a principal forma de levedação até a Idade Média. Atualmente ela ainda é uma opção popular no preparo de pães, notadamente quando se considera a adoção de produtos conhecidos como clean label; entretanto faz-se mister dispor de uma câmara frigorifica para padaria para a sua correta manipulação.

A Câmara frigorifica para padaria é indispensável para a conservação do fermento natural

O sauerteig que você acabou de criar, ou ainda aquele que sobrou da última receita, deve ser conservado sob refrigeração. Em virtude das câmaras frigorificas para padaria mante-lo esfriado, as leveduras que o compõe diminuem sua atividade e ficam quase adormecidas.

Entretanto antes de colocar o fermento natural em uma arca refrigerada é interessante porciona-lo em um pote hermético, alem disso adicionar uma colher de chá de farinha de trigo e misturar bem. Isso preserva a sua integridade, alem de garantir a sua alimentação por pelo menos 15 dias.

Inovação: Utilize o levain para valorizar os panificados sazonais

A câmara frigorifica para padaria de qualquer tamanho, seja ela pequena ou ainda de grande porte, é tida como um equipamento indispensável na padaria moderna; certamente a sua associação com os insumos de grande apelo natural rendera um bom lucro.

Frequentemente as panificadoras oferecem produtos de consumo sazonal, entre eles podemos destacar os panetones e as colombas. Os padeiros, bem como a industria da panificação como um todo, devem ficar de olho nestas excelentes oportunidades de maximizar os ganhos.

Mais importante é que alem de ingredientes e métodos de produção de qualidade, deve-se por a criatividade para funcionar; só para ilustrar, o tradicional panetone com passas, atualmente divide as gondolas com aqueles trufados, caramelizados, diet… Ate o conhecido chocotone teve que se reinventar, hoje em dia ele conta com recheio de chocolate belga, brigadeiro e outras tantas delicias.

Como resultado da inovação os empreendedores passaram a fabricar o panetone, a colomba e variados tipos de pães mediante a fermentação natural, aqueles ditos caseiros ou artesanais, uma vez que a câmara frigorifica para padaria propicia as condições adequadas para a preservação do levain, ou seja, mante-lo de forma climatizada. Todo este esforço se justifica pela procura não só de um sabor diferenciado, bem como agregar um novo atributo de consumo a um produto já tradicional.

A melhor Câmara frigorifica para padaria sambem tem a utilidade de câmara climática

Tenha em mente que a função da câmara climática para pães é conservar a massa do pão e diminuir os dispêndios nas padarias; posto que o panificador primeiramente faz a massa do pão de véspera e a acomoda em um aparato móvel profissional; em seguida a armazena sob temperatura controlada, haja visto que o esfriamento suspende a sua fermentação. No momento oportuno a massa é retirada da câmara refrigerada e levada a estufa, também conhecida por câmara de fermentação; desta forma a fermentação recomeça e, depois de uma hora e meia ela está pronta para assar.

Câmara frigorifica para padaria
Câmara frigorifica para padaria

Asseveram estas explicações técnicas que uma competente câmara frigorifica para padaria pode conter as funcionalidades indispensáveis para obtenção de produtos panificados de qualidade, a saber:

  • retardamento: consiste em refrigerar a massa do pão para inibir a sua fermentação;
  • aceleração: reside na possibilidade de aquecer para induzir o seu crescimento.

Fazendo uso do painel digital de controle é possível selecionar estas funções. Vale ressaltar que também é factível inserir a geração de umidade no estágio de retardo, posto que esta função é bastante útil para evitar o ressecamento das massas.

A primeira vista a melhora dos métodos de fabricação reflete diretamente na qualidade dos produtos que chegam à mesa do consumidor. Não apenas a padronização, como também o uso de equipamentos de alta performance, por exemplo a câmara frigorifica para padaria, promovem um significativo aperfeiçoamento no aspecto, na textura, na cor e, consequentemente, no sabor dos alimentos.

Por fim, cabe ressaltar que no Brasil, de acordo com a região, o pão francês recebe variadas denominações, tais como pão massa grossa (no Maranhão), de pão carioquinha (no Ceará), de pão de sal (na região Sudeste), de cacetinho (no Rio Grande do Sul e na Bahia), de filão e de pão jacó (em Sergipe), de pão careca (no Pará), de pão aguado (na Paraíba) e de pãozinho (em São Paulo).

Deixe um comentário